A dublagem na pandemia.

A pandemia da Covid-19, que assola nosso mundo desde o ano passado, provocou uma série de mudanças na vida do ser humano. E ainda continuamos passando por esse período de transformações. Pode-se dizer, com certeza, que nenhum segmento da sociedade passará incólume por essa fase.

Apesar de estarmos num momento mais esperançoso com o advento das vacinas, o estrago feito pela epidemia global é incalculável. A dublagem sofreu graves consequências com tudo isso que vem acontecendo. O mercado “esfriou” um pouco, levando a trabalhos fora do Brasil, mais uma vez, trazendo o fenômeno das dublagens feitas por não profissionais. Ao menos, os fãs estão muito mais atentos e protestam contra isso, obrigando os distribuidores a redublarem de forma correta seus produtos.

O cinema sofreu prejuízos, já que em 2020, praticamente nenhum filme foi lançado, devido à necessidade de isolamento e distanciamento social para conter a proliferação desenfreada do vírus. Felizmente, o mercado de streaming ganhou mais força, com os estúdios lançando filmes e séries, que foram dublados (em sua maioria) por empresas e profissionais brasileiros qualificados.

A pandemia também gerou o fenômeno do home office, com diversos estúdios de dublagem fornecendo equipamentos e condições para que os diretores, técnicos e dubladores pudessem realizar seus trabalhos de forma segura, sem perder a qualidade. Muitos dubladores gravavam de casa, em estúdios adaptados às novas condições. Isso permitiu que a dublagem não perdesse tanto mercado até que a situação pudesse estar um pouco mais controlada. Atualmente, em 2021, alguns estúdios estão funcionando normalmente, mas adaptados às condições sanitárias recomendadas pelas organizações de saúde e regulamentações das mesmas.

A dublagem em casa parece que vai se tornar não só uma alternativa, mas sim, uma nova realidade para os profissionais. Uma situação positiva no meio disso tudo, já que com ela, novas tecnologias e modelos de trabalho poderão ser incorporados à história da Versão Brasileira.

Mas infelizmente, o saldo mais triste e negativo da pandemia em relação à dublagem (assim como em toda a nossa sociedade) se deu por conta das perdas humanas. O ano de 2020 foi marcado por muitas partidas de profissionais da Versão Brasileira, muitas delas, provocadas pela Covid-19 ou por complicações ocasionadas pela doença. Desde profissionais veteranas como a inesquecível Nair Silva até jovens talentos como Caio César. A eles, assim como cada pessoa que teve sua vida e seus sonhos interrompidos por essa terrível moléstia, e suas famílias, meus respeitos e minhas homenagens.

Deixe um comentário